Anfiteatro

COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Comissão Organizadora G -
Número de respostas: 11

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma pesquisa teórica de revisão bibliográfica, a trajetória histórico-social do processo de inferiorização e representação das pessoas negras na sociedade brasileira, dos períodos coloniais e escravocratas à sociedade contemporânea, considerando o papel da tecnologia e das mídias publicitárias e digitais no modo como o racismo se mantém e se reproduz. O estudo evidencia a falta de representatividade das pessoas negras de maneira positiva e em lugares de destaque nas mídias demonstrando que o racismo é elemento estruturante das relações sociais.

Mesa: Maria Clara Rodrigues Moraes

96 palavras

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Ana Matte -
Bom dia, Giovanna, Edlene, Emmanuelle, Clarisse e Luana,
Desejo um excelente UEADSL a todes nós!
Abraços da profe.

18 palavras

Em resposta à Ana Matte

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Edlene Bragança -
Boa tarde!! Obrigada. Um bom evento para todos!

8 palavras

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Darley Soares -
Boa noite Giovanna, Edlene, Emmanuelle, Clarisse e Luana! Gostei muito sobre a abordagem acerca da reprodução do racismo e como pontuaram nas considerações finais. Como dito o Brasil é um país que desde seu descobrimento, construção, movimentos e revoluções colocou o negro em uma posição inferior, fazendo com que o racismo aconteceça naturalmente no dia a dia, fortalecendo o racismo estrutural. Precisamos, como disse, ocupar todos os espaços da sociedade e cobrar por projetos socias do governo para mitigar tal problema.

81 palavras

Em resposta à Darley Soares

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Edlene Bragança -
Obrigada Darley, realmente é essencial que haja representatividade positiva das pessoas negras em todos os espaços sociais e em um país extremamente desigual como o Brasil e em que os mais pobres, na maioria das vezes, já se encontram definidos pela cor da pele é fundamental políticas públicas para que esse cenário mude.

53 palavras

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Marcel Dias Camelo -
Que tema necessário, pensar essas relações sociais dentro e os impactos fora das mídias são essenciais! Parabéns ao grupo! Abraços.

20 palavras

Em resposta à Marcel Dias Camelo

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Edlene Bragança -
Obrigada Marcel, durante as pesquisas conseguimos perceber que houve avanços, principalmente a partir das lutas dos movimentos sociais, movimento negro, da classe artística, mas ainda há muito o que ser feito e é essencial que toda a sociedade se engaje nessa luta.

42 palavras

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Fernanda Moreira -
Boa tarde, Giovanna, Edlene, Emmanuelle, Clarisse e Luana. O papel exercido das tecnologias e mídias publicitárias quando positivo, são determinantes para a valorização da identidade negra em nosso país. Por isso é necessário repensar como uma pessoa negra é nomeada por exemplo em jornais e tvs, que em sua maioria são por tratamentos pejorativos. Já vimos muitas reportagens do tipo "um traficante negro" versus "um jovem estudante portando drogas", diferenças apenas nos tons da pele. É preciso lutar por politicas públicas que proporcionem oportunidades de estudo e trabalho para pessoas negras a fim de que ocupem espaços de destaque e rompam com o racismo estrutural.

105 palavras

Em resposta à Fernanda Moreira

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Edlene Bragança -
Obrigada Fernanda, concordo com sua reflexão. Vivemos em um mundo interligado pelas redes sociais e pelas mídias e elas são fundamentais tanto como ferramenta para mitigar o racismo como também um recurso para manter e reproduzir tais práticas, assim é necessário estarmos atentos e fazer um bom uso das mídias buscando sempre fazer delas uma aliada na luta contra o racismo.

61 palavras

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Mateus Henrique Ferreira Da Silva -
Bom dia, Giovanna, Edlene, Emmanuelle, Clarisse e Luana, Muito importante sobre a abordagem acerca da reprodução do racismo dentro e os impactos fora das mídias.

25 palavras

Em resposta à Mateus Henrique Ferreira Da Silva

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Edlene Bragança -
Obrigada Mateus, sempre bom refletir acerca de um tema tão relevante para que nosso país se torne realmente justo e democrático.

21 palavras

Em resposta à Comissão Organizadora G

Re: COMO AS MÍDIAS PUBLICITÁRIAS E DIGITAIS ATUAM NA MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DO RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL - Giovanna Louzi, Edlene Lima, Emmanuelle Gonçalves Carneiro, Clarisse Scofield e Luana Thomaino

por Renata Rosa Cruz Silva -
Oii grupo!! Acho esse um tema extremamente interessante e necessário para discussão. Até hoje encontramos casos de racismo e esteriótipos nas mídias visuais, infelizmente. Mas, acredito que cenários como o do live action da Ariel estejam contribuindo para uma melhora no crescimento das novas crianças. Parabéns pelo artigo!

48 palavras