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INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Comissão Organizadora G -
Número de respostas: 17

Resumo:

Sabemos que existem diferenças em relação ao que os professores aprendem, de como buscam a preparação e o que põem, como agem, praticam nas salas de aulas. E em boa parte esses profissionais têm na formação como sendo mais um curso de extensão, de especialização, com uma terminalidade e um certificado que convalida a capacidade de ser um professor inclusivo. Mas será? Conclui-se que a inclusão escolar é importante para a inclusão social e o desenvolvimento da sociedade. Muito se fez e há muito a se fazer. A inclusão é um sonho possível.

Mesa: Tielle Alves Souto

98 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Ana Matte -
Bom dia, Gabriel, Talita, Matuzail e Paulo,
Desejo um excelente UEADSL a todes nós!
Abraços da profe.

17 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Tielle Souto -
É com muito prazer que começamos mais um UEADSL!
Sejam todes bem-vindes.

Irei mediar as discussões e inicialmente, quero parabenizar aos autores pelo artigo. A inclusão é um tema muito necessário de ser discutido e contextualizado na educação .
Fiquem à vontade para fazerem perguntas, comentários e discutirem sobre o assunto.

Um ótimo evento para todes nós!
Abraços, Tielle

59 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Miliane Aparecida Torres -
Boa noite!

Sou professora da rede pública de Minas e posso comentar a respeito da inclusão nas escolas. Infelizmente, a inclusão não se dá de forma adequada por falta de estrutura física das escolas e da falta de apoio. Muitos professores têm formação adequada, porém, devido as burocracias da escola, que foca em avaliações formativas, notas, preencher diários e relatórios, dentre várias outras coisas, dificulta a comunicação entre os professores das disciplinas e o professor de apoio. O trabalho tem que ser integrado, tanto para alunos de inclusão, como para todos os alunos, mas a escola não oportuniza isso.

99 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Tielle Souto -
Bom dia Miliane,

Você apontou questões importantes que os professores da educação básica vem passando: mesmo com uma boa formação, o sistema e as exigências não permitem que aquele professor desenvolva o conhecimento e ensino-aprendizagem dos seus alunos de forma significativa. Temos muitos impasses na educação que não permitem desenvolver nosso trabalho como desejamos.
Abraços

55 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Camila Meloncini -
Infelizmente, professores não convencionais são muito criticados. Não sou da área da educação, porém me lembro de que no ensino médio integrado tinha uma professora de filosofia que utilizava métodos pouco ortodoxos para incentivar e garantir o processo de ensino-aprendizagem dos diferentes alunos, tínhamos júri-simulados, aulas em formato de roda, além de uma avaliação processual que visava o que cada aluno aprendia a seu modo, pois alguns absorvem de uma maneira e outros de outra. Entretanto, com certa frequência haviam reclamação de pais que não concordavam com a metodologia de ensino ou de outros professores que dizia que ela "inventava moda".

101 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Clarisse Scofield -
Parabéns pelo trabalho e pela escolha do tema pessoal!
O tema é extremamente delicado e necessário, fizeram um bom trabalho em apresentar uma análise dessa inclusão dentro do ambiente escolar quanto a parte dos professores.

35 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Edlene Bragança -
Parabéns aos autores do artigo pela temática abordada. É um tema caro pra mim, pois sou graduanda do curso de pedagogia e considero um enorme desafio para a verdadeira consolidação da educação inclusiva uma formação docente adequada, pois os cursos de formação de professores, em sua grande maioria, não oferecem disciplinas suficientes em um assunto tão relevante como a educação inclusiva. E ao pensar que as estruturas e materiais pedagógicos nas instituições escolares também não são uma realidade a prática docente se encontra duplamente atingida. Como afirmado pelo grupo, historicamente as políticas públicas para a educação inclusiva tiveram muitos avanços, ainda há muito a ser feito e é essencial pensar em avanços não só para o acesso à educação, mas também a permanência e o aprendizado real de todos.

129 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Fernanda Moreira -
Boa tarde, Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta. A inclusão será um sonho possível a partir do momento que a escola e os profissionais da educação enxergarem a pessoa antes da sua deficiência e essa sensibilidade não tem curso que ofereça. Parabéns pelo trabalho!

54 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Joana Roesberg -
Boa noite,

Parabéns pelo artigo. Muito interessante os exemplos de tecnologia assistiva. É um tema extremamente necessário para a universalização da educação, quebrando barreiras e preconceitos.

26 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Laryssa Cristina Leite Bicalho da Silva -
Gabriel, Talita, Matuzail e Paulo, excelente o artigo de vocês! Infelizmente a realidade que vemos nas salas de aula nos fazem acreditar que a inclusão é algo muito distante, já que, por exemplo, nas escolas municipais de Belo Horizonte, o apoio pedagógico é terceirizado e nem sempre as profissionais possuem formação, mas como vocês pontuaram, é um sonho possível. Acredito que já há uma luta para formação de professoras e professores que saibam lidar e promover a real inclusão, mas ainda há um longo caminho pela frente.

87 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Nathiely Thomazzi Gonçalves -
Parabéns pelo trabalho. Vocês trouxeram aspectos relevantes e que são fundamentais de se levar em consideração para a inclusão escolar, que é essencial para a inclusão social. Além disso, vocês abordaram no texto exemplos de tecnologia assistiva, que são ferramentas fundamentais.

41 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Nathalia Andrade -
Parabéns pelo artigo! É um tema importante para nossa sociedade.

10 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Leane de Souza Lino -
Parabéns pelo artigo! A inclusão escolar muito importante para socialização, fortalecimento das relações e também promover o desenvolvimento do escolar. Muito importante o papel de um professor inclusivo e capacitado, disponibilidade de recursos didáticos, estruturas escolares adequadas e politicas publicas inclusivas.

41 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Darley Soares -
Parabéns pelo artigo, pessoal! A inclusão escolar é um assunto de extrema importância e que deve ser discutida constantemente ainda mais devido ser a base da construção social dos indivíduos na sociedade.

32 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Lucas Moreira de Alencar Britto Britto -
Tema importante nos dias atuais.
Atualmente, apesar da Inclusão Escolar ser uma realidade, observa-se que ainda não é implementada ou eficiente, pois é possível constatar que o estudante com deficiência não participa das aulas de forma integral, não tem acesso ao currículo escolar e, tampouco, tem a possibilidade de ter um currículo escolar específico e que atenda às suas necessidades.
Registra-se também que em algumas escolas regulares não há profissionais especializados para o PAEE e que os professores do local não estão devidamente preparados para assumir uma turma onde há presença da diversidade.
Há muito o que ser feito ainda...
Aproveito e pergunto ao grupo, com os estudos realizados, qual seria uma estratégia interessante que force o Poder Público a pensar e a praticar a política de inclusão escolar brasileira de forma efetiva, e qual o impacto que essas políticas públicas provocariam na vida das PcD?

146 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Emily Bueno de Souza Teixeira -
Olá,

Parabéns pelo trabalho, um tema bastante interessante e que deve ser questionado sempre.

14 palavras

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Re: INCLUSÃO ESCOLAR - Gabriel Augusto de Carvalho, Talita de Jesus Avelino, Matuzail Martins da Cruz, Paulo Otavio Ferreira Pimenta

por Príscila Alves Da Silva -
O tema do artigo de vocês é de extrema importância, pois parece que quando falamos de inclusão escolar estamos falando de um tabu, o que não deveria ser. Acredito que a inclusão dentro da escola, assim como profissionais capacitados para isso, deve um avanço nas últimas décadas, porém ainda há muito o que melhorar em termos de educação e acolhimento dentro das escolas, principalmente as públicas.

66 palavras